Cirurgia de Prótese (ou Artroplastia) do Joelho
A cirurgia de substituição da articulação do joelho por uma prótese metálica é chamada de artroplastia. Ela é considerada a maior cirurgia do joelho e a mais desafiadora de todas, por ser realizada em pacientes mais idosos, geralmente com comorbidades.
Para chegar ao ponto de necessitar de uma prótese, o paciente deve ter sintomas realmente importantes como quadros constantes de dor de difícil controle ou deformidade avançada no joelho.
É muito importante avaliar se o tratamento conservador (não cirúrgico) realmente foi bem executado e se foram utilizadas todas as ferramentas que estavam disponíveis. O tratamento fisioterápico não pode ser executado apenas com estratégias para analgesia ou alongamento simples. O fortalecimento personalizado e realizado por um profissional já experiente na área degenerativa (artrose) é de suma importância.
Uma gama de medicações podem ser utilizadas, destancando-se analgésicos e infiltração de ácido hialurônico. Os antiinflamatórios e corticóides devem ser utilizados com bastante cuidado, pois podem gerar outros transtornos.
A indicação da cirurgia de prótese costuma ser do próprio paciente, quando este realmente não percebeu a melhora esperada e encontra-se insatisfeito com seu quadro atual.
Para esse tipo de procedimento costumo solicitar uma gama de exames, pareceres de outros especialistas como cardiologista, cirurgião vascular, infectologista e dentista. Além disso, convoco um ou mais familiares próximos para explicar todo o procedimento e forneço um termo de consentimento informando sobre os potenciais riscos.