Fraturas ao nível do Joelho
As fraturas ao nível do joelho costumam acometer a região final do fêmur, a patela e a região superior da tíbia. Elas podem ser classificadas em lesões por alta energia ou por baixa energia; além de poderem ser divididas em fechadas ou expostas.
O paciente idoso, com o osso menos mineralizado, pode sofrer fraturas com traumas mais simples como quedas ao solo ou pequenos traumas.
Para um osso de um jovem fraturar, ele necessita receber uma energia maior. Muitos desses jovens são vítimas de acidentes de trânsito, queda de altura, projéteis de arma de fogo ou mesmo lesões esportivas.
Algumas fraturas permitem o tratamento conservador, apenas com imobilização. Mas, uma grande parte, necessita de cirurgia. E o momento ideal para a realização desse procedimento pode variar. É importante frisar que quanto mais uma fratura demora a ser abordada, mais difícil será seu manejo.
As fraturas articulares, aquelas que acometem o encaixe no joelho são as mais difíceis de conduzir e, por vezes, deixam limitações (sequelas).
Nesse tópico, farei uma introdução breve sobre alguns tipos de fratura e fiz um vídeo pra vocês.