Cirurgia do LCA (ligamento cruzado anterior)
O LCA (ligamento cruzado anterior) é o mais estudado do joelho. Sua função principal é promover estabilidade dando normalidade e naturalidade ao movimento do joelho.
Sua lesão é bastante comum, principalmente nos praticantes de modalidades esportivas, destacando-se os esportes coletivos (futebol, volei, basquete), as artes marciais (Jiu-Jitsu, Muay-Thay, etc), além de diversos incidentes como apoio do membro ao pilotar motocicleta, bicicleta, ou mesmo após uma queda ao solo.
O diagnóstico correto da lesão deve ser dado pelo Médico Ortopedista Especialista em Joelho e o tratamento de escolha pode ser o cirúrgico.
Os sintomas principais da lesão do LCA são:
-lesão aguda (recente): estalido após sofrer a entorse, dor, inchaço, incapacidade de movimentar ou andar normalmente, sensação de frouxidão;
-lesão crônica (passado o evento inicial): sensação de deslocamento do joelho (falseio), episódios de derrame (sensação de água no joelho) após esses eventos, dor (caso haja lesão do menisco ou da cartilagem associados), atrofia muscular (o formato e volume da coxa se modificam).
A seguir, mostrarei uma prévia sobre o procedimento de colocação de um novo ligamento.