Cirurgia de Instabilidade da Patela
A patela é o maior osso sesamóide do nosso corpo. Por definição, esse tipo de osso auxilia no braço de alavanca da articulação para que o movimento tenha uma melhor aproveitamento.
Por vezes, podemos ter transtornos na articulação patelofemoral (onde a patela se encaixa no fêmur) e isto causar um mau encaixe. Esse "desencaixe" irá gerar problemas como instabilidade (sensação que a patela vai se deslocar) e / ou condromalácia patelar (desgaste na cartilagem da patela).
Pacientes com este tipo de patologia podem ter nascido já com essa predisposição, onde o formato da articulação ou de todo o membro não são as ideais. Em alguns casos, o problema pode ser adquirido após um trauma direto (pancada no local) ou indireto (como em uma entorse).
O tratamento costuma ser conservador, sem cirurgia, onde o fortalecimento de algumas estruturas podem levar à normalidade do problema. Isso sempre é recomendado de ser realizado por um profissional da fisioterapia ou educação física especializado neste tipo de lesão.
Em algumas situações, o tratamento cirúrgico é recomendado. E o ortopedista especialista em cirurgia do joelho deve explicar detalhes do procedimento cirúrgico, bem como da recuperação esperada.